CAZZOLATO   EM   AÇÃO

 

VIAGENS

 

 

Sílvio e Silvana – SERRA GAÚCHA

 

 

A idéia começou de um antigo desejo de conhecer a serra gaúcha, local de tradição na imigração alemã e italiana. A viagem aconteceu em abril de 2008 e foi dividida em duas partes de quatro dias cada.

 

A primeira parte foi conhecer a região turística de Gramado, (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) famosa pela beleza, organização e disciplina e educação da população; lá pedestre tem preferência e a limpeza é impecável. A FOTO 1 mostra o Portal de Gramado nos dando as boas vindas, e a FOTO 2 um detalhe do centro. Nossa passagem pela cidade coincidiu com a "Festa da Colônia", evento de 21 dias que envolve toda a comunidade gramadense. Assim, fomos agraciados com a oportunidade de participar de uma verdadeira festa caipira - composta de barraquinhas e barracões servindo a deliciosa gastronomia alemã e principalmente a italiana, além de shows coloniais diversos, torneio de bocha, música, etc. O ponto alto da festa é o desfile dos colonos com seus tradicionais carros de boi mostrando aquilo que produzem, como se vê nos exemplos das FOTOS 3 e 4.

 

Ao contrário de nossos primos "JK" de além-mar, nós prezamos o conforto e nada de aventura, e assim - "salute!" - vamos degustar umas polentinhas e um bom vinho (Marco Luigi) no Hotel Recanto da Serra, em Gramado, como se vê na FOTO 5. O ponto negativo - sempre tem um - foi o exacerbado número de jovens e mulheres fumantes... que pena! Os quatro dias "voaram" e tivemos que deixar este paraíso turístico, seguindo então para um novo "sofrimento".

 

A segunda parte foi desfrutar o roteiro enológico pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e conhecer, nos limites do cronograma da viagem, as adjacentes Garibaldi, Carlos Barbosa e Veranópolis. O roteiro do vinho começou com a saudação de uma deliciosa placa - FOTO 6 - e daí por diante foi uma farra, degustação após de degustação, tal qual a FOTO 7, na Vinícola Don Laurindo, ou conhecendo o envelhecimento dos bons vinhos da Vinícola Salton, que podem ser vistos na FOTO 8. Como tudo não é vinho - a Silvana não toma uma gota de álcool - vimos também algumas uvas tardias da Vinícola Titton - FOTO 9 - e a plantação de kiwi do Hotel Villa Michellon - FOTO 10.

 

Detalhes dignos de registro nesta segunda parte são o charme da cidade de Carlos Barbosa (FOTO 11), o restaurante rotatório (também merece uma foto, não?- 12) a 40 metros de altura em Veranópolis, onde tiramos a FOTO 12, o "radicci e a fortaia"  - salada de almeirão e omelete para os não iniciados - e o linguajar típico italiano dos habitantes que não pronunciam dois erres de jeito algum - pra eles tudo é "erado", "caregado", "amarado" e assim por diante.

 

Conclusão: recomendamos esta viagem a todos sem distinção, tem atração pra todos os gostos e idades.

 

Seguem links dos locais em que ficamos e/ou passamos:

 

www.gramado.com.br

www.recantodaserra.com.br

www.guiabento.com.br

www.villamichelon.com.br

www.donlaurindo.com.br

www.casavalduga.com.br

www.miolo.com.br

www.marcoluigi.com.br

www.salton.com.br