CAZZOLATO   EM   AÇÃO

 

VIAGENS

 

 

Celina – TERRA SANTA

 

 

Com o passar do tempo lembramos mais do passado, e para que esse passado seja interessante de ser lembrado, gosto muito de viajar e conhecer outros lugares, costumes e mundos.

Para não esquecer quero relatar a viagem que me dei de presente quando aposentei.

Foi de 14/09/1997 à 04/10/1997. Fui com um grupo de pessoas de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, todos conhecidos do Padre João Bosco (um amigo nosso daqui de Campinas). Além deste grupo, foram também algumas senhoras e alguns casais. Essa vez o Enio ficou em casa cuidando das crianças e trabalhando.

Foram 5 dias em Israel, onde visitamos os principais lugares da Terra Santa: Jerusalém, o Muro das Lamentações, Monte Tabor, o Mar da Galiléia ou lago de Genesaré, o Mar Morto, as Ruínas da Sinagoga de Cafarnaum e um dos mais antigos registro da Multiplicação dos Pães.

Teve muitos outros momentos e lugares importantes, mas o que mais marcou foi o grande crescimento espiritual diante da grande quantidade de pessoas, de diferentes países, todos buscando se aproximar mais das coisas e dos ensinamentos de Jesus.

Passei três dias no Egito, onde foi possível ver um pouco da Cidade do Cairo, alguns museus, as Pirâmides e o seu diferente povo. Neste passeio, o que ficou marcado na memória foi o povo com suas diferentes roupas, a bagunça do trânsito onde sequer paravam de buzinar (muito menos a noite), a grandeza das pirâmides e a poeira das janelas.

Outros três dias foram passados na Grécia. Ficamos em Atenas, visitamos as ruínas da Acrópole, o Parthenon, e quatro Cariátides. Também fomos às Ilhas gregas onde pudemos ver as ruínas de Corintos, o canal de Corintio no Peloponneso e muitas outras belezas. Já neste passeio, o que mais marcou foi a organização e a elegância! Até o guia, que falava português fluente, primeiramente pedia que sentássemos para podermos prestar bem atenção (de forma confortável) nas suas explicações.

Os últimos 5 dias foram em Roma e Siena. Em Roma, lembro-me bem do Coliseo romano, das muitas Igrejas e, principalmente, do Papa João Paulo II. Visitamos Siena, em substituição de Assis, que no dia anterior de nossa chegada na Itália havia acontecido um terremoto. Siena é uma cidade medieval onde acontecem as famosas Festa de Palio na praça do Campo com o Palácio Público e a torre  do Mangia em Ceia.

Visitamos também a Basílica de San Domenico onde existe a capela de Santa Catarina de Siena. Neste lugar viveu esta santa de 1347 a 1380. Mesmo sendo analfabeta tornou se uma doutora da Igreja e é a padroeira da Itália junto com São Francisco de Assis.

 

Esta foi a minha viagem que quis contar a vocês. Uma experiência sem igual, que recomendo a todos os Cazzolatos viajantes!