30/09/2010


A Família no Tempo e no Espaço


Enquanto núcleos familiares dos ramos Cinza e Amarelo encantam-se com a chegada do Outono - também chamado FALL (em referência à queda das folhas) - na província canadense de Ontario e nos vizinhos estados norte-americanos de Michigan e Indiana, os demais núcleos, estabelecidos nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, vivenciam a passagem do seco Inverno para a úmida Primavera.





Em Campinas (SP), as chuvas dos últimos dias intensificam um outro FALL, simultâneo mas diferente daquele no Hemisfério Norte, deixando o chão forrado de flores de guapuruvus, tipuanas e jacarandás-mimosos, como foi registrado ontem.

Nove mil quilômetros nos separam, perfazendo uma considerável amplitude espacial para os Cazzolato.

E o contexto tempo? Em 2010 comemoramos 80 anos de três dos nossos patriarcas: Olívio, Elvira e, este mês, Dirce. Três genros de dona Palmira que avançam no tempo conectando-nos ao século XX com o testemunho de suas experiências de vida. Tais conexões, somadas aos registros que ficaram das gerações anteriores, dão-nos uma significativa amplitude cronológica.





O texto abaixo resume a história da mãe/avó/bisa Dirce, ilustrando a trajetória no tempo e no espaço que todos perfazemos. Dificuldades, surpresas, atitudes, alegrias, dor, encantamento, dedicação, tropeços... mas, sobretudo, nossas vidas se fazem de amor e fé.




Mãe, receba esse texto como homenagem de seus filhos, que temos na sua trajetória de vida, sempre pautada no trabalho e na fé, uma grande luz a nos guiar.







Entre as reuniões e encontros cuidadosamente organizados pela filha Iraci, registraram-se momentos de muita alegria e emoção desde a quarta-feira, quando começaram a chegar os convidados. Registre-se a presença, entre os familiares Cazzolato, dos ramos Vermelho e Roxo - na totalidade - e do núcleo brasileiro da família Cinza. Do lado Magurno, os quatro irmãos da aniversariante..


O dia 18 de setembro, para quem não se lembra, é também aniversário de outros dois membros da nossa grande família: CACILDA (Azul) e MARCO ANTÔNIO (Roxa). Parabéns para eles também!





E o primeiro aniversário do mês, de quem terá sido? Sim, do primo do Danilo, que foi o primeiro de agosto. Rodolfo, Danilo e Tomás, que é o primeiro aniversariante de julho, têm exatamente 11 meses de diferença nos aniversários. Parabéns, Rodolfo


Desafios da edição passada: a memória da família até que não está mal. Mas recebemos só três palpites... Vejam as respostas.



Temos que reconhecer que o teste geográfico foi um fracasso... ninguém arriscou um palpite! Vejam que era muito fácil, a postagem estava cheia de dicas.
Desta vez não temos um teste de casas nem de lugares. Na próxima vamos fazer um especial de Primavera. Por hoje ficamos só com o teste de


Memória Familiar





Perguntas: 1 - de quando é a foto? 2 - onde foi tirada? 3 - quantos Cazzolato (e quais) estão nela?


Atenção jovens pais, tios e avós: a próxima postagem está programada para focar as crianças. Aguardamos fotos recentes da nossa meninada.

Até lá!